jusbrasil.com.br
14 de Agosto de 2022
    Adicione tópicos

    Gestão do tempo: como você NÃO deve fazer em seu escritório

    Baldin Academy
    Publicado por Baldin Academy
    há 10 meses

    A gestão do tempo com certeza é um dos temas que mais aflige os profissionais não apenas da advocacia. Mas, afinal, por que o tempo é um problema?

    Na verdade, o tempo em si, ou a falta dele, não é um problema, e sim como você o administra. Dessa forma, é interessante pensar na gestão do tempo como uma estratégia para melhorar a produtividade do seu escritório.

    Cada advogado ou gestor de um escritório deve saber exatamente quanto tempo precisa para resolver alguma pendência. Mas essa não é uma tarefa simples, em especial para aqueles que preferem não seguir uma rotina.

    Preocupar-se com a gestão do tempo não significa que você tem que cronometrar todo o tempo que vai usar em um atendimento ao cliente, por exemplo, pelo contrário. Focar em uma boa gestão do tempo significa que você vai organizar a sua rotina com base nas tarefas possíveis em um dia.

    De nada adianta colocar múltiplas tarefas em um dia se você não conseguir cumprir, isso só vai gerar um sentimento de insatisfação e frustração. Dito isso, vamos conferir a seguir algumas das principais informações sobre a gestão do tempo e como você pode aplicar em seu escritório de advocacia.

    Definição de gestão do tempo

    A gestão do tempo pode ser entendida como um processo que organiza e prioriza determinadas tarefas, que, por sua vez, estão diretamente relacionadas com a execução dos serviços de seu escritório. Em resumo, o objetivo da gestão do tempo é gerar um melhor aproveitamento do tempo, tornando-o produtivo.

    Assim, essa gestão é fundamental para conduzir projetos até o momento da sua conclusão. No entanto, para ter uma gestão eficiente, é preciso reunir as suas tarefas e processos para que coordene o tempo de maneira objetiva.

    Em algumas das organizações mais modernas, a gestão do tempo é tida como uma ciência a fim de identificar e custear atividades, focando na redução do desperdício.

    Um exemplo interessante é o modelo OKR, que as metas são determinadas como “eu vou” (sobre o objetivo) e “medido por” (resultados-chave).

    Técnicas de gestão do tempo

    Para uma gestão do tempo eficiente, é preciso adotar não somente uma estratégia, mas as ferramentas que tornarão esse plano eficaz. Vejamos a seguir algumas das técnicas que você precisa aplicar em seu escritório.

    Agenda

    Com uma agenda, você consegue determinar, ao menos, uma previsão do lapso temporal necessário para executar determinadas tarefas. Inclusive, nesse caso da agenda, é muito mais fácil definir o que é prioridade em um dia.

    A depender do tipo de agenda que você adote, estabeleça tarefas que são diárias, semanais e mensais. Até porque algumas atividades do escritório devem ser repetidas diariamente, e outras não exigem isso.

    Flexibilização do planejamento

    Apesar de o planejamento ser fundamental para o escritório, isso não significa que ele não pode ser flexibilizado. Na verdade, o seu cronograma deve ser feito pensando em possíveis contratempos (não encha o seu dia de tarefas, pois pode ser imprevisível).

    Além disso, no seu planejamento inclua avaliações periódicas, isto é, você vai rever o planejamento em um intervalo de tempo que pareça razoável. Isso pode ocorrer mensal, semestral ou anualmente, depende da necessidade.

    Check list

    Talvez uma das técnicas mais importantes da gestão do tempo seja o check list. Esse é um recurso que, basicamente, prioriza algumas tarefas em relação às outras.

    Porém, nós recomendamos que o check list seja usado diariamente, e não com um planejamento pensado em larga escala, como no mês inteiro. Podem acontecer diversas situações em um único mês, e talvez o que parecia ser uma prioridade hoje não faça mais sentido.

    Onde aprender a aplicar gestão do tempo?

    Existem diversos cursos na internet que abordam conteúdos próximos a esses conceitos, porém, de forma livre. No entanto, a Baldin Academy é uma EdTech que surgiu com o intuito de auxiliar os advogados com uma abordagem mais próxima, e não oferecendo um único curso livre.

    Assim, com a Baldin Academy, você poderá ascender e se destacar no mercado jurídico – que se torna, cada vez mais, competitivo com o passar do tempo. Então, hoje, você precisa ser um advogado diferenciado, com habilidades que não se limitem à advocacia.

    Esse é o tipo de bagagem que você adquire com a Baldin Academy. Então, com os treinamentos de Legal Administration e Prospecção Legal, é possível se tornar um profissional de excelência.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)