jusbrasil.com.br
14 de Agosto de 2022

A importância do processo seletivo na contratação de advogados

Baldin Academy
Publicado por Baldin Academy
ano passado

Organizar um processo seletivo para a contratação de advogados é um tema que causa uma certa discussão no meio empresarial, principalmente devido aos diferentes objetivos que cada escritório possui.

Isso significa dizer que cada empresa tem o seu propósito e missão, e por conta disso adota critérios subjetivos no processo seletivo para contratar novos profissionais.

No entanto, é importante destacar que esses processos de recrutamento são imprescindíveis, e não devem ser abolidos, e sim bem elaborados.

Para que a sua empresa possa elevar o nível de qualidade nos serviços prestados, o primeiro passo é dar a relevância necessária para o processo seletivo de contratação de advogados.

Para entendermos melhor a importância desse assunto, trouxemos algumas informações primordiais para compreender o motivo de implementar um processo eficaz de contratação de advogados para o seu escritório. Vamos conferir?

Por que ter um processo seletivo?

Os processos seletivos com o intuito de recrutar os melhores profissionais são os responsáveis por formar equipe com alto rendimento, o que consegue elevar o patamar da empresa.

Por outro lado, contratações feitas de maneira equivocada podem acarretar diversos transtornos, além de prejuízos no sistema operacional da empresa.

Confira abaixo alguns pontos primordiais que devem ser levados em consideração para realizar contratações eficientes.

Alinhamento entre o profissional e o escritório

O primeiro ponto que deve ser analisado é o alinhamento entre o profissional e a cultura que a sua empresa adota.

Quando um profissional possui valores diferentes daqueles que a sua instituição permeia, pois existe uma divergência de pensamentos, então é provável que problemas surjam ao longo do percurso.

Inclusive, não haverá a aderência necessária para um relacionamento entre a empresa e o novo profissional, o que pode resultar em uma demissão em breve.

Formação de equipes com alto desempenho

Ao contratar um novo profissional, ele deve ser alertado sobre a importância de trabalhar em equipe, sendo indispensável para trilhar um caminho de sucesso.

Caso as equipes não sejam bem formuladas, ou seja, com profissionais de perfis comportamentais diferentes, essa equipe não poderá ter um alto desempenho.

Portanto, o seu processo seletivo de contratação será eficaz quanto garantir que este candidato esteja alinhado com toda a sua equipe.

Com isso, o mais recente contratado terá sinergia com os seus colegas, agregando valor e apresentando um alto nível de habilidade, sendo complementar aos demais.

Melhora do clima organizacional

Por fim, você deve considerar a melhora do clima organizacional do ambiente de trabalho, pois, quando o profissional adequado é contratado, os conflitos interpessoais são menores, afinal, ele poderá se adaptar mais facilmente ao novo local e equipe.

Ademais, o clima organizacional se trata de uma atmosfera responsável por influenciar o trabalho e os colaboradores. Se o clima é positivo, com certeza o trabalho será feito com muita dedicação e satisfação por parte dos envolvidos.

Benefícios de um processo seletivo de contratação eficaz

Realizar um processo seletivo de contratação de advogados eficaz traz consigo diversos benefícios, tais como:

  • Otimização do tempo: se os processos seletivos estão captando profissionais de qualidade, dificilmente o seu escritório de advocacia precisará de novas seleções de maneira recorrente.

Até porque processos seletivos que não são bem estruturados consomem muito tempo e energia da empresa, perca essa que poderia ser utilizada para criar novas soluções estratégicas.

  • Assertividade para escolher um bom candidato: ter um candidato compatível com o perfil da vaga, e alinhado com os valores da empresa, é imprescindível para o sucesso do seu escritório de advocacia.

Esse processo pode estar aliado com a análise de perfil comportamental, fazendo o pareamento do perfil desse candidato com as competências solicitadas pela empresa.

  • Recolocação de candidatos: é comum que os recrutadores encontrem perfis profissionais que podem ser aproveitados em setores diversos aos que o candidato optou.

Se o seu processo de recrutamento e seleção for bem estruturado, identificar esses perfis será bem fácil, aumentando as chances de recolocar os candidatos para outras oportunidades melhores dentro da empresa.

Agora que você já entende a importância dos processos seletivos para contratar advogados, estruture melhor o seu recrutamento, executando da melhor forma essa seleção, obtendo êxito e elevando o patamar do seu escritório.

Você conhece a nossa Edtech? Esse e mais dezenas de outros conteúdos são lecionados pelos melhores profissionais da área de gestão. Nascemos com a missão de ajudar a acelerar a carreira dos advogados, capacitando os atuais e potenciais gestores de escritórios de Advocacia.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)